Mobile First: em que consiste este conceito?

Segundo dados publicados pela Google, 61% das pessoas abandonam os sites que não têm uma boa navegação mobile. Se tivermos em conta que 72% das pessoas acedem à internet diariamente através de um smartphone ou tablet, o índice de abandono (bounce rate) oriundas de experiências negativas é extremamente alto. Antes de falarmos do conceito Mobile First, é importante primeiro perceber em que consiste um website com design responsivo (Responsive Web Design).

Viral Creative Studio Espinho, conceito mobile first.

Website com Design Responsivo

Responsive Web Design é um método de Web Design que desenvolve websites para que estes se adaptem a qualquer tamanho de tela (smartphone, tablet, desktop). O objetivo deste método é tornar viável e confortável a navegação de um website em qualquer que seja o dispositivo que o utilizador esteja a utilizar.

Um website desenvolvido através do conceito Mobile First é indispensável nos dias de hoje, cada vez mais as pessoas usam os dispositivos móveis para navegarem na internet.

Mobile First, o que é afinal?

A nova realidade criada pelo conceito Mobile First trouxe muitas vantagens, desenvolvendo novas dinâmicas para os processos de comunicação que fazem mais sentido principalmente por serem mais simplificados. Este conceito defende que o desenvolvimento de um website seja primeiramente idealizado para ser consumido nos dispositivos móveis e só depois ser adaptado para desktop.

Basicamente o processo Mobile First é caracterizado por realçar a importância de criação de um website supondo primeiro a sua usabilidade num dispositivo móvel.

Um website para dispositivos móveis tem algumas particularidades tais como o espaço reduzido da tela, conexão de internet com velocidades limitada ou a tecnologia touch screen dos dispositivos. Diante de todas estas condicionantes, o conceito de Mobile First exige o desenvolvimento de websites responsivos de modo a corresponderem às particularidades de cada dispositivo.

Particularidades de um website seguindo o conceito Mobile First:

  • Adaptação a outros dispositivos: Navegar na internet através das Smart TVS é cada vez mais comum, é essencial que o website seja eficaz em todas as situações, caso contrário pode estar a desperdiçar potencias clientes.
  • Interação com os dispositivos: Possibilidade de interagir com diversas características dos dispositivos, tais como o uso de GPS; câmera; calendário, apps, entre outros.
  • Melhor organização do conteúdo: O objetivo principal passa por desenvolver um site leve, de fácil carregamento e leitura.

Se ainda não tem um website adaptado a todo o tipo dispositivos, não perca mais potenciais clientes, peça-nos um orçamento e juntos vamos ajudá-lo a impulsionar o seu negócio!

Torne o seu negócio viral.

error: